Rubro-Negro da Zona Norte retoma atividades no futebol de campo

foto: divulgaçãoVoltando as origens de quando iniciou as atividades na 1942, o Paulista Futebol Clube está retornando ao futebol de campo, em categorias de base.

Com uma proposta de integrar e valorizar ainda mais o forte trabalho desenvolvido no futsal, o Rubro-Negro da Zona Norte, através do atual presidente José Felipe Borges (Chinês), deu o pontapé inicial para o novo projeto que visa, também, atuar em competições estaduais a curto prazo.

A primeira experiência do novo projeto ocorreu no mês passado, quando a equipe participou da Copa Wagson Ribeiro, no estádio do Grêmio Atlético Farroupilha.

Ainda neste ano, principalmente a partir do segundo semestre, a intenção é de participar do máximo de competições possíveis na região e no início do ano que vem o clube irá disputar a Copa Internacional Cidade Verde, em Três Coroas e também buscar a filiação junto a FGF para disputar o Gauchão em uma ou duas categorias.

Já está em análise no conselho deliberativo, a aquisição de uma área que servirá para construir o Centro de Formação de Atletas de Futebol de Campo.

Há muito tempo o clube tem se caracterizado pela iniciação para atletas que se tornaram grandes referências, inclusive para o futebol mundial, como Emerson e Daniel Carvalho, ambos com passagem pela seleção brasileira e com destaque no exterior. Além disso, Josimar do Palmeiras, Titi do Bahia, Juliano Pacheco do Goiás, Rodrigo Dourado do Inter, Jair do Kashima Antlers do Japão e João Emir do South China de Hong Kong também passaram pela base rubro-negra.

Erick Farias, campeão estadual mirim no Paulista em 2010, é destaque na equipe sub 17 do Grêmio que foi vice campeã na Copa do Brasil deste ano. Charles Teixeira, também formado no Gigantinho da Zona Norte, está no Figueirense. O jovem Nicholas Ienczczak atua na equipe sub 14 do Internacional e, do grupo campeão estadual sub 11 no ano passado, quatro já estão em grandes clubes: Gustavo Medina e Thomaz Behenck estão no Grêmio; Guilherme Bauer no Internacional e Gabriel Monassa no São Paulo.

No futsal, depois de conquistar o vice campeonato na Liga Nacional do ano passado pelo Concórdia-SC, Gabriel Bastos que atuou no juvenil do Clube, foi para o Spartak Moscou e conquistou o título nacional na semana passada.

– O projeto ainda está em fase inicial. Sabemos que temos um caminho longo a percorrer e não temos experiência no futebol de campo. Mas, passo a passo, identificando a melhor metodologia e aprimorando o trabalho na medida em que as coisas forem se materializando, acreditamos que o sucesso já alcançado nas quadras possa ser transportado para os campos e, desta forma, o clube consiga adquirir direitos como formador, avaliou o professor Renato Votto, responsável pelo futsal do clube.

Leave a Reply

Your email address will not be published.